Oi!
Todo mundo pode até pensar que eu sou louco porque, quando vou dormir a noite, rezo para que a violência diminua.
Violência pra mim é falta de emprego, moradia, saúde, um bom ensino, um bom caráter.
Quem administra o nosso país faz a maior violência. Quem? Deputados, senadores, vereadores que roubam o dinheiro do povo, aí é onde está a maior violência, pois eles são quem deveriam ser o exemplo de honestidade para o povo.
Manoel Junior de Araujo Medeiros - EJA III - Noite
A violência é gerada pela falta de emprego, porque os jovens de hoje, não querem nada na vida. Não querem estudar, não querem trabalhar.
E então na fase de 18 a 24 anos morrem muito jovens, porque começa a se envolver com as drogas e elas já são a violência.
Matar, assaltar e por aí a vida dos jovens desce de água abaixo.
Em primeiro lugar para acabar com a violência tem de acabar com as drogas. É pensar no seu futuro, estudar, trabalhar e a partir daí a vida da gente muda. Porque se seguir nas drogas você termina morrendo.
Manoel Vale Rocha – EJA III - Noite
VIOLÊNCIA NO MUNDO
No meu caso eu fui agredida por palavras. Uma professora me chamou de vagabunda, porque eu cheguei tarde na escola e ela não procurou saber os motivos, mas foi feito justiça.
Dentro de uma escola você ser violentado por uma professora através de palavras. Imagina se fosse agredida de outra forma.
Eu queria muita paz no meu mundo! Que as crianças saíssem do mundo das drogas e entrasse numa escola ou num projeto.
Este mundo não está dando mais para as crianças brincarem nas ruas, antes dava. As crianças dentro da escola e os adolescentes nos projetos e os pais no trabalho, é assim que tem que ser.
Hoje em dia as crianças estão num risco de ser morto por bala perdida ou dívida de drogas e até por causa de um cigarro.
Há só um jeito de mudar este mundo, as pessoas ajudando, e principalmente os pais das crianças e dos adolescentes, dar apoio dentro de casa e não agredir as crianças quando tiver bebido, isto é um mau exemplo para as crianças.
É só isto que eu tenho a dizer para os PAIS dessas CRIANÇAS e dos ADOLESCENTES.
Nayara Fernandes da Silva Felix EJAIII - Noite
A violência está acontecendo pela falta de emprego, de mais escola para educar as crianças e os adolescentes, também muitas vezes vem de dentro da sua casa, por isso as crianças e adolescentes se tornam agressivos e vão pra rua para fazer maldade.
Para fazermos um mundo melhor, precisamos tomar cuidado com as palavras que falamos, uma simples palavra pode causar uma grande briga e pode causar morte. Se as pessoas forem mais compreensivas e pacientes e se tivesse emprego pra todos, não tinha tanta violência.
José de Ribamar Conceição da Silva EJAIII - Noite
Nós temos que acabar com a violência no nosso país.
As pessoas se agridem com palavras. Uma palavra dói mais do que um soco.
Eu acho que as crianças não têm lazer para brincar, só vê violência, começa dento de casa. Os adolescentes têm que estar estudando, tem que praticar esporte dentro da escola.
Hoje o mundo está muito violento. Os adolescentes não vão à escola. Se eu fosse uma autoridade muita coisa eu mudaria. Nós temos que respeitar as crianças, principalmente as pessoas idosas.
Não vamos deixar a violência acabar com o nosso país e nem entrar na nossa casa.
Maria Kátia EJA III - Noite
A violência está no mundo porque falta respeito.
A falta de esportes para os jovens também trás essa violência, se eles tivessem um dia para praticar seria diferente.
A falta de emprego, de escola, de harmonia e de caráter, tudo isso trás a violência.
Isso tem que acabar!
José Alves do Nascimento EJA III - Noite
Um comentário:
Foi muito bem ver todo o processo de produção desses textos, como o debate do grupo do EJA III do turno da noite.
Parabéns pelas produções e pelos pensamentos, é de pessoas conscientes que nosso país precisa.
Vamos continuar plantando a sementinha da paz onde pudermos!!!
Abraços a todos.
Postar um comentário