segunda-feira, 24 de agosto de 2009

PRODUÇÕES DO FOLCLORE


Curupira


Era uma vez um índio chamado Curupira, ele protegia a floresta, a história mais difícil foi assim:
Tudo começou quando se iniciava uma tempestade, o Curupira saiu correndo e batendo nas árvores, quando percebeu que uma podia ser derrubada pela ventania.O Curupira logo avisou para os animais não chegarem perto dela! Quando acabou a tempestade ele viu oito caçadores matando um leão.
Um pescador amigo dos animais que sempre dava peixes para eles foi atingido por um tiro de espingarda de um dos caçadores. Dois amigos, um fazendeiro e sua mulher foram ao enterro dele.
Um outro dia um estudante filho do fazendeiro passou pela floresta para chegar a escola. Ele viu o Curupira brincando com os animais. Quando o menino viu aquele índio ficou muito assustado e voltou para casa.
Então o Curupira avistou novamente os caçadores dessa vez eram só quatro, ele passou por lá para despistá-los mas o Curupira não sabia que um dos caçadores já estava preparando uma armadilha para os outros caçadores do grupo. Eles eram cada um de uma parte do Brasil:Rio Grande do Norte, Ceará, São Paulo, Goiás.
Um mês depois o Curupira soube que um daqueles quatro caçadores havia se aposentado, o mesmo que matou o pescador.
O Curupira então resolveu conversar com os outros pescadores que viviam na floresta atraindo novamente o caçador inimigo dos animais, para uma caçada especial.
Ele iria viver sozinho na floresta durante quarenta dias e quarenta noites experimentando todos os desafios da vida selvagem, compreendendo assim como vivem e se sentem os animais.

Produção textual
4º série A manhã
Orientadoras:Professora Graça e Francilene

O Lobisomem

É noite de quinta- feira para sexta -feira ,o lobisomem é um homem pálido sem cor, que não engorda , tem as orelhas grandes e o nariz puxado
Era noite de lua cheia, o vento soprava forte e um garoto de 13 anos saiu de casa e viu a lua, começou a procurar um lugar escuro e escondido de preferência numa mata começando assim a transformação de lobisomem. Ele visita 7 cemitérios,sete vilas, sete encruzilhadas e encontrou na sua frente uma garotinha.
A garotinha entrou em pânico de vê-lo na sua frente.Ela ficou com tanto medo que correu. O lobisomem também correu atrás da garotinha, ela topou e caiu no chão.
O lobisomem estava se preparando para atacar a garotinha,mas apareceu uma mulher que deu um tiro de espingada no lobisomem desfazendo o seu encanto.


Turma: 5 A
Tais e Mariane
Orientadoras:Prof Raquel e Francilene








2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns a turminha de vocês pela beloa produção de texto.
Vocês são 10!!
Beijos!!

andre disse...

muitolegau seu quebracabeca