Projeto Folclore
Parcerias:Núcleo Gestor/
Simbe/ Lie/ Mais Educação/ Professores do ensino fundamental I e II
Período: agosto 2012
Cronograma de atividades
Período de 06 a 10-
Apresentação do projeto folclore na acolhida: Conceitos e definições, Comentários
sobre o imaginário do folclore: músicas, personagens, cantigas de roda,
adivinhações, mitos e montagem do mural do folclore.
Período de 13 a 17- Visita a
Biblioteca e Informática. Pesquisa e aprofundar sobre a história do Maracatu.
Período de 20 a 24- Construção
em sala de produções textuais, desenhos, caracterização dos personagens,
ditados populares, provérbios, adivinhações, para-choques de caminhão,
trava-língua e parlendas.
Período 27 a 30-Aprofundamento
e fechamento das atividades em sala para exposição nos murais da escola.
30- Culminância do projeto
folclore- Apresentação do grupo de Maracatu
Em sala:
1 ano- Parlendas e
Brincadeiras de roda
2 ano- Confecção de brinquedos
antigos: Peteca e Bilboquê (Texto instrucional sobre a brincadeira- como fazer
e os materiais utilizados)
3 ano- Lendas do folclore
4 ano A- Músicas e lendas
4 ano B- Para choques e
adivinhações.
5 ano A- Bumba meu boi
5 ano B- Folclore no Ceará
Referencias Bibliográficas:
Folclorices do Brincar: Mércia
Maria Leitão
Mitos e lendas do Brasil em
cordel: Nireuda Longobardi
Meu livro de folclore: Ricardo
Azevedo
Mitos- O folclore do Mestre
André: Marcelo Xavier.
Brincando com provérbios
populares- Jackson Ferreira de Alencar.
Trava- lingua quebra-queixo
rema-rema remelexo- Almir Correia
Dez sacizinhos Tatiana Belinky
A mulher que falava
para-choquês.-Marcelo Duarte.
Os animais fantásticos- José
Jorge Letria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário